>Colcha de Retalhos…

>

(imagem/magosdapoesia.arteblog.com.br )
Sempre acho que a nossa vida se parece com uma “colcha de retalhos”:um fato aqui, outro ali…e vamos costurando a nossa história.
Terminei de ler o livro de Gabriel Chalita e Fábio de Melo, “Cartas entre amigos-sobre ganhar e perder” e fiquei apaixonada pelo trecho em uma das cartas trocadas entre eles.Falava justamente sobre o que penso.
Gostaria muito de ter o dom da escrita para descrever tão bem a semelhança entre uma colcha de retalhos e a nossa vida.Aproveito para transcrever apenas um trecho e compartilhar com todos os amigos(as),esta
maravilha que eu gostaria de ter sido a autora.
“As lembranças de sua infância me recordaram as velhas tramas das colchas de retalhos, trabalho artesanal que realiza a proeza de fazer novo o que é velho.
Suas memórias são como pequenos retalhos que recuperam o viço da beleza quando postos ao lado de outros.O processo de feitura de uma colcha de retalhos é muito interessante.Requer sensibilidade para perceber os constrates que serão bonitos quando, ao final, forem vistos no contexto do todo.
Esta forma de artesanato trabalha a partir de uma reciclagem que proporciona o encontro de tecidos que tiveram histórias desconhecidas.São oriundos das mais diversas situações.Tecidos de festas,tecidos de morte,tecidos do cotidiano,todos encontrando o destino de mãos de mulheres que os costuram numa trama única.Mulheres que,de maneira ritual e sensível, reconciliam as diferenças do mundo.O tecido pobre,opaco,ganha vida ao ser costurado ao lado do tecido sedoso e vibrante.
Tecer colchas de retalhos é como realizar um ritual.É descobrir os caminhos que os próprios tecidos sugerem.Há uma notícia escondida em cada cor.Há um sentimento abscôndito em cada retalho,coisas que aos tempos idos pertencem.A vida se registra com generosidade sobre as coisas.Eu creio nisso.É como se houvesse uma memória em cada fragmento da materialidade que nos rodeia.’
Fonte:Fábio de Melo.

Uma resposta para “>Colcha de Retalhos…

  1. >Miga, partilho contigo o fascínio por colchase demais criações em retalhos. Fico encantada numa loja de quilts que há no bairro de São francisco. Os painéis,conjuntos de mesa, conjuntos de berço são simplesmente inigualáveis.Assim como cada retalho utilizado e tão bem descrito no texto:…uma memória em cada fragmento da materialidade que nos rodeia!Claro, real, simples e completo.Maravilhoso!!Bjinhos, Calu

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s