>Um Apólogo…

>

Era uma vez uma agulha, que disse a um novelo de linha:

— Por que está você com esse ar, toda cheia de si, toda enrolada, para fingir que vale alguma cousa neste mundo?
— Deixe-me, senhora.
— Que a deixe? Que a deixe, por quê? Porque lhe digo que está com um ar insuportável? Repito que sim, e falarei sempre que me der na cabeça.
— Que cabeça, senhora? A senhora não é alfinete, é agulha. Agulha não tem cabeça. Que lhe importa o meu ar? Cada qual tem o ar que Deus lhe deu. Importe-se com a sua vida e deixe a dos outros.
— Mas você é orgulhosa.
— Decerto que sou.
— Mas por quê?
— É boa! Porque coso. Então os vestidos e enfeites de nossa ama, quem é que os cose, senão eu?
— Você? Esta agora é melhor. Você é que os cose? Você ignora que quem os cose sou eu e muito eu?
— Você fura o pano, nada mais; eu é que coso, prendo um pedaço ao outro, dou feição aos babados…
— Sim, mas que vale isso? Eu é que furo o pano, vou adiante, puxando por você, que vem atrás obedecendo ao que eu faço e mando…
— Também os batedores vão adiante do imperador.
— Você é imperador?
— Não digo isso. Mas a verdade é que você faz um papel subalterno, indo adiante; vai só mostrando o caminho, vai fazendo o trabalho obscuro e ínfimo. Eu é que prendo, ligo, ajunto…
Estavam nisto, quando a costureira chegou à casa da baronesa. Não sei se disse que isto se passava em casa de uma baronesa, que tinha a modista ao pé de si, para não andar atrás dela. Chegou a costureira, pegou do pano, pegou da agulha, pegou da linha, enfiou a linha na agulha, e entrou a coser. Uma e outra iam andando orgulhosas, pelo pano adiante, que era a melhor das sedas, entre os dedos da costureira, ágeis como os galgos de Diana — para dar a isto uma cor poética. E dizia a agulha:
— Então, senhora linha, ainda teima no que dizia há pouco? Não repara que esta distinta costureira só se importa comigo; eu é que vou aqui entre os dedos dela, unidinha a eles, furando abaixo e acima…
A linha não respondia; ia andando. Buraco aberto pela agulha era logo enchido por ela, silenciosa e ativa, como quem sabe o que faz, e não está para ouvir palavras loucas. A agulha, vendo que ela não lhe dava resposta, calou-se também, e foi andando. E era tudo silêncio na saleta de costura; não se ouvia mais que o plic-plic-plic-plic da agulha no pano. Caindo o sol, a costureira dobrou a costura, para o dia seguinte. Continuou ainda nessa e no outro, até que no quarto acabou a obra, e ficou esperando o baile.
Veio a noite do baile, e a baronesa vestiu-se. A costureira, que a ajudou a vestir-se, levava a agulha espetada no corpinho, para dar algum ponto necessário. E enquanto compunha o vestido da bela dama, e puxava de um lado ou outro, arregaçava daqui ou dali, alisando, abotoando, acolchetando, a linha para mofar da agulha, perguntou-lhe:
— Ora, agora, diga-me, quem é que vai ao baile, no corpo da baronesa, fazendo parte do vestido e da elegância? Quem é que vai dançar com ministros e diplomatas, enquanto você volta para a caixinha da costureira, antes de ir para o balaio das mucamas? Vamos, diga lá.
Parece que a agulha não disse nada; mas um alfinete, de cabeça grande e não menor experiência, murmurou à pobre agulha:
— Anda, aprende, tola. Cansas-te em abrir caminho para ela e ela é que vai gozar da vida, enquanto aí ficas na caixinha de costura. Faze como eu, que não abro caminho para ninguém. Onde me espetam, fico.
Contei esta história a um professor de melancolia, que me disse, abanando a cabeça:
— Também eu tenho servido de agulha a muita linha ordinária!

Autor: Machado de Assis
Texto extraído do livro “Para Gostar de Ler – Volume 9 – Contos”,

3 Respostas para “>Um Apólogo…

  1. >Oi MilinhaVim te dar bom dia e encontrei outro blog em sua vida!!!Ela é feita de fios tênues e frágeis tecidos com as mãos de Deus …Parabéns pelo novo blog.bjosLaurinha

  2. >EmilinhaCheguei, li, gostei, e fiquei cliente :)))(seguidora)Adorei este conto de Machado de Assis. Aliás, gosto muito de o ler.Tal como a agulha e a linha que não entendiam que uma não teria urilidade sem a outra, também encontramos pessoas assim na vida, e o resultado é haver muitos "alfinestes" a pensarem apenas em si próprios sem se importarem com o seu semelhante.Com mais tempo virei ler os posts anteriores.Continuação de boa semana. Beijinhos

  3. >Laurinha,este não é outro blog, mas "Um diário", como aqueles que fazíamos na juventude.Tive vários, pois a medida que acabava um caderno, logo começsava outro. Aqui, será diferente, pois nem tudo se pode falar ou escrever.A Blogosfera é muito grande,muito contraditória,uma caixinha de surpresas.No Blog da Emília tem 1200 postagens, mas aqui, vou procurar seguir uma linha…um fio condutor.Procurarei postar textos de outros autores, mas que tenham alguma relação com a minha história de vida, entendeu?Recebeu minha lembrancinha? Ontem, vi na TV alguma coisa sobre o atraso das correspondências…Qualquer coisa, me avise, pois tenho o recibo para poder reclamar.Mariazita,venha sim, ler o desenrolar do novelo e deixar o seu comentário, tão precioso para mim.Quando olho a sua foto,tenho a sensação que já lhe conheço…Tenho dessas coisas, viu?Um grande abraçoEmilinha

Deixe uma resposta

