>Outono,estação da alma…

>

(outono brasileiro-Mato Grosso do Sul)
Foi-se, finalmente,o Verão, não sem antes fazer algumas grosserias e malcriações: trovejou, relampejou , choveu, inundou. Parece impossível mas é verdade!
O Sol disse-lhe que a hora do seu adeus tinha chegado: foi-se inclinando no céu, as suas viagens cada vez mais curtas, as noites mais longas, o crepúsculo a chegar mais cedo e as manhãs molhadas com orvalho. O vento, antes, refrescava; agora causa arrepios e chama os agasalhos das gavetas onde dormiam.

No Verão o excesso de luz solar faz-nos proteger a pele; no Outono a luz fica mais mansa e as cores desabrocham como flores. O Verão convida-nos para a praia e para as cidades, onde nos sentimos em férias; o Outono é tranquilo, convida ao recolhimento. E só quando os seus raios pincelam a paisagem de matizes envelhecidas, mas encantadoras, é que nos fazemos serra acima, saboreando a brisa suave que dança por entre as folhas dos castanheiros e dos carvalhos.
Gosto especialmente das suas tardes: o Outono vive mais o Sol que se põe. E como são belos os dois, Outono e tardes!Gosto dos tons das folhas de outono…

Contudo, no Outono há uma pitada de tristeza misturada no ar: o crepúsculo e as folhas que se despedem num último adeus fazem-nos retornar à nossa verdade. Dizem o que somos: somos seres crepusculares, outonais.
Quem quer que pare para ouvir as vozes do Outono e da tarde perceberá que, dentro da sua beleza,há uma certa nostalgia….
Adaptação de Vaz Nunes

5 Respostas para “>Outono,estação da alma…

  1. >Lindo outono pra ti!beijos,chica

  2. >Boa tarde MilinhaHoje, aquiu em Santos, o outono tb iniciou chuvoso!!!Perfeita a expressão que diz sobre os dias mansos outonais,,,Eles nos fazem refletir, nos enrolarmos para dentro d'alma e aproveitar o período para colocar nos devidos lugares nossos sentimentos.É tempo de aconchego e reflexão…bjosLaurinha

  3. >Beleza!É precisamente assim! Aqui tabém acontece o mesmo, só que, aí entra o Outono no momento em que entra aqui a Primavéra!Gostei deste seu escrito.Um beijão.

  4. >Obrigada José.Que a Primavera encha de cores a sua vida…Um grande abraçoEmilinha

  5. >Oi, EmilinhaAdorei o texto! Realmente, o verão aprontou, não é mesmo? Espero que o outono deixe um pouquinho a tristeza de lado e só deixe passar a poesia que está embutida nesta estação!!!Adorei o seu comentário lá no Amadeirado, acho que daria um outro post a narração de sua vivência com a internet. Bjs, minha amiga e que tenhamos uma ótima semana!PS: O seu blog está liiiiindo! Super poético, tranquilo, um convite permanente a estar junto de você!

Deixe um comentário