>O que há…

>

 
O que há em mim é sobretudo cansaço

Não disto nem daquilo,
Nem sequer de tudo ou de nada:
Cansaço assim mesmo, ele mesmo,
Cansaço.

A sutileza das sensações inúteis,
As paixões violentas por coisa nenhuma,
Os amores intensos por o suposto em alguém,
Essas coisas todas
Essas e o que falta nelas eternamente
Tudo isso faz um cansaço,
Este cansaço,
Cansaço.

Há sem dúvida quem ame o infinito,
Há sem dúvida quem deseje o impossível,
Há sem dúvida quem não queira nada
Três tipos de idealistas, e eu nenhum deles:
Porque eu amo infinitamente o finito,
Porque eu desejo impossivelmente o possível,
Porque quero tudo, ou um pouco mais, se puder ser,
Ou até se não puder ser…

E o resultado?
Para eles a vida vivida ou sonhada,
Para eles o sonho sonhado ou vivido,
Para eles a média entre tudo e nada, isto é, isto…
Para mim só um grande, um profundo,
E, ah com que felicidade infecundo, cansaço,
Um supremíssimo cansaço,
Íssimo, íssimo, íssimo,
Cansaço…

Fonte:Álvaro de Campos

4 Respostas para “>O que há…

  1. >Poético cansaço! Melhor do que o cansaço da mesmice, o rame-rame do não ata nem desata, o bla-bla-bla que goteja, infindável, sem melodia e sem poesia. Abraço grande.

  2. >Eduardo,como é bom ter vc aqui!!Poético Cansaço..rsrsrs Vc tem toda razão,pois detesto a "mesmice" e por isso, as vezes me sinto cansada mesmo.Obrigada pela visita.

  3. >"… o cansaço de tudo e de nada"__ aquele que nos assoma de repente, enfadonho estar, mas que é capaz de mover as pás dos moinhos do dia nem que seja só para dele escaparmos.Tenha um dia feliz, miga.Abraço afetuoso,Calu

  4. >É isso aí,amiga!!!Como disse meu conterrâneo é "um poético cansaço".Como todo poeta saber ler nas entrelinhas.Fui buscar um texto de Álvaro de Campos para traduzir o meu sentir.Como sempre digo, transcrevo para o meu espaço textos que eu gostaria de ter escrito,em determinados momentos.Tenho paixão e admiração pelas pessoas que dominam a "arte da escrita".Sou ainda muito primária,mas sei escolher aquilo que me fala ao coração.Beijos carinhosos…no Miguel um cheiro bem gostoso.Emilinha

Deixe um comentário